Rádio Moxoto Web

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Comentários postados pelos moradores, enviados via e-mail, ou pela área destinada para este fim no blog, são de responsabilidade dos respectivos leitores, e não do Blog Inajá em Foco. Todas informações e solicitações enviadas serão postadas, a menos que haja desrespeito ou ofensa. Conteúdos contendo propaganda partidária não serão publicados.

Seja cidadão, opine, independente do seu partido, esse espaço é nosso!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Homens são flagrados caçando animais silvestres no Sertão de PE


Mais de 16 aves já estavam mortas com os caçadores (Foto: Juca Alencar/ Arquivo pessoal)Mais de 16 aves já estavam mortas com os caçadores (Foto: Juca Alencar/ Arquivo pessoal)
Dois homens foram flagrados caçando avoantes, também conhecida como arribaçã, no município de Serrita, Sertão do Araripe de Pernambuco. A fiscalização feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Salgueiro, no Sertão Pernambucano, faz parte da ‘Operação Migratórios’, que tem objetivo de combater a caça predatória de aves.
De acordo com o chefe do escritório regional do Ibama de Salgueiro, Juca Alencar, a operação está acontecendo também em Santa Cruz, no Sertão Central de Pernambuco. Juca Alencar relata que os dois homens flagrados caçando já estavam com 16 aves mortas.
“Eles vão responder a um processo judicial por crime contra a fauna, porte ilegal de arma e devem pagar uma multa no valor de R$ 500 por cada animal morto”, afirma.
Caçadores estavam com armas de diferentes calibres (Foto: Juca Alencar/ Arquivo pessoal)Caçadores estavam com armas de diferentes
calibres (Foto: Juca Alencar/ Arquivo pessoal)
Ao todo, foram encontradas quatro armas, de diferentes calibres, e uma espingarda de pressão. A ‘Operação Migratórios’ iniciou no dia 13 de março e dura dois meses.
O chefe do Ibama de Salgueiro ressalta que a pena pela caça de qualquer animal silvestre vai de 6 meses a 1 ano de detenção mais pagamento de multa. Juca disse ainda que a atividade de caça agrava em situações quando os animais estão na lista de extinção. “Nesta situação a multa é de R$ 5 mil por animal”, explica.
Juca conta que muitas pessoas de outras regiões vêm caçar em Serrita e Santa Cruz. A arribaçã é uma ave característica do Nordeste e migra em toda região para reproduzir em bando seguindo o clico da chuva. “O avoante se alimenta de plantas e sementes da Caatinga como a semente de marmeleiro, a pimentinha e bamburrar”, diz.
Fonte: G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário