As entrevistas observaram o a Lei das Eleições Art. 36-A. Que diz:
Não será considerada propaganda eleitoral antecipada:
I – a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, progra-mas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na Internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico.
Célio - foto do Facebook |
Inajá em Foco: Qual seu nome e idade?
Me chamo José Auricelio Gomes, nascido em 1971, mas sou conhecido como Célio da Hiran.
Inajá em Foco: Qual foi a primeira impressão que teve do município?
Veja bem, cheguei em 1996, era adolescente ainda, não tinha a visão de política. Eu sempre me identifiquei com Inajá. Eu sempre disse e digo que o povo de Inajá é um povo simpático, acolhedor... Eu me identifiquei muito. Nós sabemos que Inajá está começando a se desenvolver. Eu tenho muita fé de ver Inajá crescer. Por exemplo, ver a cidade totalmente saneada, como foi feito um ofício e entregue Doutor Luiz Eduardo, novo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, para iniciar em 2013 o saneamento de 100% de Inajá.
Uma coisa que observei é que Inajá não tem uma entrada bonita, porém Fernando Filho já pôs em orçamento verba para a construção de um portal para a cidade. A verba já está inserida no orçamento de 2013, ou seja independente de quem vença a obra deverá ser feita. Eu acho essas coisas importantes para o município.
Inajá em Foco: Qual ou quais as principais mudanças que você espera que aconteça em nos-sa cidade?
Eu quero que o povo de Inajá enxergue que não se pode fazer política apenas com assistencialismo. Precisamos voltar os olhos do povo de Inajá para a agricultura que é o nosso futuro. A mudança que espero é essa, que o povo realmente volte os olhos para área da agricultura. Depende também de como se enxerga o assunto. Sabemos que a mudança de Inajá quer queira ou não começou de oito anos para cá. Eu como humilde que sou, cansei de chegar a Maria José e atolar meu carro. E hoje sabemos que o alto não está 100% calçado, mas já é uma mudança considerável. Sabemos que muito foi feito, mas precisa-se fazer mais, é preciso colocar Inajá nos trilhos certos.
Inajá em Foco: Em relação à infraestrutura do município como você avalia, ela existe?
A infraestrutura do município é pequena, mas não está deficiente. Tive um “professor” o ex-prefeito Francisco Simões, que me ensinou a fazer política com trabalho e determinação focando no desenvolvimento do povo. Aprendi a ter compromisso com as pessoas e a desejar sempre que se fale bem de onde a gente mora. Queria um dia ter o orgulho de quando for a outros lugares as pessoas dizerem que Inajá em uma cidade bonita e desenvolvida. Todos os prefeitos e meus amigos de Petrolândia tiveram reconhecimento de suas gestões. São políticos que realmente tem compromisso. Petrolândia hoje sai na mídia só por coisas boas e não por coisas más, queremos levar um pouco do trabalho que há em Petrolândia para Inajá.
A equipe do Inajá em Foco pediu para que o pré-candidato comentasse o atraso nas obras do minha casa minha vida.
Eu confesso a você que essas obras que são feitas pelo Governo Federal tem uma burocracia muito grande. Essas empresas não passam pelo município, não sei se foi o mesmo caso de Inajá, mas todas as obras que vem do recurso da Caixa Econômica Federal são complicadas. A Caixa demora a passar o dinheiro e as obras param, se elas andam, andam em passos de tartaruga. Mas acredito que as casas de Inajá devem estar prontas em breve.
Também pedimos que o pré-candidato comentasse a seguinte foto:
Nós estamos com um projeto no Governo do Estado, na mão de Tadeu Alencar, o recurso para sanear pavimentar e resolver o problema dessa rua se encontra na Casa Civil com Tadeu Alencar, que é secretário, são 650 mil reais para sanear diversas ruas inclusive esta.
Inajá em Foco: O que você tem a dizer sobre a ecologia no município?
Veja bem, foi bom tocar neste assunto estive recentemente com autoridades onde eu falei a eles a importância desse rio, o Moxotó. E falei que o esgoto de Inajá deságua no rio Moxotó, e ele ficou sem acreditar. Está sendo feito um projeto para revitalizar os sistemas de canais de irrigação e tratamento de água, além da limpeza do leito do rio. Já esta em estudo e o projeto se encontra em Fortaleza. Também queria que as praças e ruas tivessem mais árvores, visto que Inajá é uma cidade muito quente. Também participei de uma audiência pública sobre o manuseio do veneno, e cheguei a ver que nós de Inajá, não estamos lidando direito com isso ainda, precisamos rever a politica de agrotóxicos.
Inajá em Foco: Em relação ao governo de Manari, que alguns consideram como política de “Pão e Circo”, o que você tem a dizer sobre isto?
Eu não tenho conhecimento nenhum da politica de Manari, eu tenho conhecimento da política de Inajá e Petrolândia, o que eu sei de Manari é o que sai em jornais. Não sei falar nada nem de bom nem de mal.
Inajá em Foco: A atual política de Inajá é política Pão e Circo?
Eu não vejo por este lado, tenho um respeito e admiração por Airon, que às vezes é mal interpretado por algumas pessoas. Cada um tem o modo de administrar a sua casa. Eu acho Airon um bom político, ele é carismático. Eu não sei se chega a ser pão e circo, mas tá agradando ao povo não é atoa que ele se reelegeu.
Inajá em Foco: Algumas forças políticas, dizem que veem em Inajá, “um poço de oportunidades”, quais são essas oportunidades? Como um bom politico poderia explorá-las?
Hoje sabemos que é a agricultura. Sem dúvida ela é o foco de Inajá. Sabemos que hoje se instalou em Inajá a Agrícola Famosa, que já exporta para o mundo. A agricultura com certeza é o grande poço de ouro de Inajá. Estou com um projeto já na CODEVASF, que está sendo feito e executado em Inajá. Já cadastrei 300 agricultores para a construção de hortas, são hortas pequenas mais que ajudam e já estão sendo implantadas. Precisa-se incentivar o homem do campo, temos andando muito pela zona rural e vemos que o sentimento do povo é como se estivessem abandonado pelo Governo Estadual e Federal. Não há crédito para que os agricultores realmente possam desenvolver a agricultura. Quem tem dinheiro planta, mas o pequeno agricultor sofre. Eu acredito que uma linha de crédito especifica para o agricultor seria o ideal.
Inajá em Foco: Suas considerações Finais.
Quero agradecer pela oportunidade, e acho de suma importância a iniciativa do Inajá em Foco visto que a internet está dominando entre os meios de comunicação, ganhando até da televisão. É importante para que as pessoas nos conheçam e saibam de nossas opiniões como cidadão.
O Inajá em Foco agradece ao pré-candidato pela entrevista.
Muito boa a entrevista, mostra um pouco das ideias do nosso futuro Prefeito, Parabens Celio da Hiran.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei a entrevista, Parabéns !
ResponderExcluirNão entendi a pergunta com relação à Política do Pão e Circo. Inajá é uma cidade deficiente com relação a entretenimento. Essa Política acontece no Manarí, onde boa parte da população passa necessidades e os seus representantes só se interessam em trazer ótimas e caras atrações para o município.
ResponderExcluirGostaria de o candidato explicar-se melhor a sua frase... "Sabemos que muito foi feito, mas precisa-se fazer mais, é preciso colocar Inajá nos trilhos certos." Pelo que entendi, Inajá está fora da linha...
ResponderExcluirO Governo Municipal de Inajá foi comparado a um trem desgovernado, sem comando...
ResponderExcluirSão resquícios de maus administradores que passaram por algumas secretarias. Aos poucos vai voltando a progredir.
ExcluirMuito boa! A entrevista do inajá em foco.
ResponderExcluirE o candidato Célio da Hiran, respondeu bem a todas as perguntas
que foram indagadas a ele.
Parabéns. Ao pré-candidato, e ao Inajá em foco.