Rádio Moxoto Web

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Comentários postados pelos moradores, enviados via e-mail, ou pela área destinada para este fim no blog, são de responsabilidade dos respectivos leitores, e não do Blog Inajá em Foco. Todas informações e solicitações enviadas serão postadas, a menos que haja desrespeito ou ofensa. Conteúdos contendo propaganda partidária não serão publicados.

Seja cidadão, opine, independente do seu partido, esse espaço é nosso!

domingo, 22 de junho de 2014

A mulher exercendo a função de pedreira, e ocupando seus espaços no mercado de trabalho


imagemimagem1Apesar de ser um trabalho um pouco pesado, a mão de obra, relacionada à construção de cisternas está muito presente no dia a dia das mulheres sertanejas. Edileide Pereira de Souza, residente no Povoado do Socorro, Município de Santa Filomena-PE, mulher guerreira e bastante interessada em exercer a função de pedreira buscou alcançar seu objetivo e se aperfeiçoar com essa realidade.
Em 2013, a convite do NEPS Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco, Edileide participou de uma capacitação de pedreiros e pedreiras para construção de cisternas calçadão com capacidade para armazenar 52 mil litros de água com a finalidade de produzir alimentos. O NEPS tem como missão desenvolver as ações de politicas públicas de convivência para o Semiárido, a partir das construções de tecnologias de capitações de água para consumo humano e para produção de alimentos, visando à sustentabilidade econômica e valorizando os espaços das mulheres em todos os setores de trabalhos e relações sociais.
Com muita disposição e responsabilidade Edileide saiu da capacitação e colocou o seu desejo em prática e teve participação na construção de doze cisternas calçadão e enxurrada no Município de Santa Filomena, tornando assim a primeira mulher pedreira na história do NEPS. Recentemente Edileide novamente recebeu o convite do NEPS para construir cisternas de 16 mil litros para consumo humano, ela se destaca não só pelo fato de está construindo as tecnologias, mas também por ser um exemplo para a sociedade e provar que a capacidade humana independente de gênero, vai muito mais além do que imaginamos.

O NEPS está de portas abertas para receber outras mulheres que possam também exercer a função de pedreira e provar cada vez mais para a sociedade que as mulheres, ao contrario do que muitas pessoas pensam, elas são capazes e tem competência com o que fazem, tem atenções redobradas, habilidades incomparáveis e amam seus trabalhos.
O querer não é, o querer se exerce. E se exerce em atos, em linguagem. Não é uma essência. Ninguém pode tomar o querer e guarda-lo em uma caixa forte. Conservar o querer não é mantê-lo escondido, nem preservá-lo de elementos estranhos, é exercê-lo continuamente, é transformá-lo em atos repetidos ou simultâneos de fazer, e de fazer com que outros façam ou pensem. Tomar-se a iniciativa de querer, é tomar-se a ideia e o ato.
Parabéns as mulheres, parabéns Edileide pela sua determinação e pelo seu trabalho, isso engrandece cada vez mais a nossa articulação, que Deus te ilumine nessa sua caminhada e que outras mulheres possam seguir o teu exemplo, o NEPS te agradece muito. (NEPS/Blog Santa Cruz 24H)
Blog: O Povo com a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário