A má fé de alguns varejistas, principalmente no ano passado, deu uma boa queimada na reputação do Black Friday aqui no Brasil. A data é muito popular e rentável nos Estados Unidos, mas por aqui tem virado motivo de chacota, infelizmente.
Em solo brasileiro, a iniciativa ficou marcada muito mais pela pecha da fraude do que pelas ofertas. E foi isso que a revista americana Forbes estampou em seu site nesta semana. “Enquanto a Black Friday nos EUA é um dia de ofertas, no Brasil é mais conhecida como um dia de fraude”, diz o texto. A matéria repercute ainda o fato de, aqui, o governo e os órgãos de defesa do consumidor estarem mobilizados para alertar a população sobre os riscos do período.
A tal escorregada de alguns, na clara tentativa de rentabilizar a data de maneira antiética, corrobora com a triste tese do “jeitinho brasileiro” que somos obrigados a ouvir pejorativamente mundo afora. Foi o que a Forbes quis dizer, mesmo sem utilizar tal expressão.
Nas redes sociais não se fala em outra coisa. Há mais críticas que elogios, e as piadas vêm de todos os lados. A data virou meme e ganhou até mesmo um slogan particular: “tudo pela metade do dobro”. Virar o jogo leva tempo e vai ser um grande desafio para os empresários sérios, que querer dar credibilidade ao evento no Brasil.
Confira alguns retratos da piada:
Em solo brasileiro, a iniciativa ficou marcada muito mais pela pecha da fraude do que pelas ofertas. E foi isso que a revista americana Forbes estampou em seu site nesta semana. “Enquanto a Black Friday nos EUA é um dia de ofertas, no Brasil é mais conhecida como um dia de fraude”, diz o texto. A matéria repercute ainda o fato de, aqui, o governo e os órgãos de defesa do consumidor estarem mobilizados para alertar a população sobre os riscos do período.
A tal escorregada de alguns, na clara tentativa de rentabilizar a data de maneira antiética, corrobora com a triste tese do “jeitinho brasileiro” que somos obrigados a ouvir pejorativamente mundo afora. Foi o que a Forbes quis dizer, mesmo sem utilizar tal expressão.
Nas redes sociais não se fala em outra coisa. Há mais críticas que elogios, e as piadas vêm de todos os lados. A data virou meme e ganhou até mesmo um slogan particular: “tudo pela metade do dobro”. Virar o jogo leva tempo e vai ser um grande desafio para os empresários sérios, que querer dar credibilidade ao evento no Brasil.
Confira alguns retratos da piada:
Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário