Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está reunido em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para elaborar e entregar ao governo e à sociedade um documento sobre os prejuízos causados pela redução no volume de água do rio. A Agência Nacional de Águas decidiu prorrogar por mais trinta dias a diminuição da vazão do Velho Chico nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Sergipe.
“As pessoas estão sofrendo, por exemplo, no sub-médio e baixo São Francisco; a navegação está tendo prejuízo, o fornecimento de água está com problemas... e até agora não se falou em compensação”, disse o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. O encontro termina nesta sexta-feira (6).
A vazão mínima do Rio São Francisco, de 1.300 metros cúbicos por segundo, já havia sido reduzida em abril para 1.100, atendendo a pedidos do setor elétrico e justificada pelo baixo volume de chuvas e das dificuldades na produção de energia. A estratégia vem sendo usada desde 2001, mas nunca por tanto tempo. O fim da diminuição da vazão deveria ter sido em novembro, mas foi adiada para 31 de dezembro.
Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, o comitê instituiu 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. O objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre o problema da bacia do rio, estimular o debate e buscar por soluções. Com informações do G1PE.
Blog: O Povo com a Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário