Rádio Moxoto Web

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Comentários postados pelos moradores, enviados via e-mail, ou pela área destinada para este fim no blog, são de responsabilidade dos respectivos leitores, e não do Blog Inajá em Foco. Todas informações e solicitações enviadas serão postadas, a menos que haja desrespeito ou ofensa. Conteúdos contendo propaganda partidária não serão publicados.

Seja cidadão, opine, independente do seu partido, esse espaço é nosso!

domingo, 20 de março de 2011

CHUVA CAUSA APAGÃO DE MAIS DE QUATRO HORAS E ALAGA RUAS


Por: Leandro Bruno

Rua Valderedo Flor de Morais, um alagamento pós o outro.

Era o fim de tarde da sexta feira 11 de março de 2011. E mais uma vez a Senhora Teresinha Gaia, entrou em estado de atenção pois começava a chover. Ela chamou seus sobrinhos para ajudá-la, e como pouco tempo depois um pequeno mutirão já estava na rua tentando abrir passagem para a água.
Morador brinca diante da situação - "rir para não chorar"

Essa já é a segunda vez no ano que a água chega a invadir casas na rua Valderedo Flor de Moares, a primeira vez no dia 26 de janeiro, foi sem dúvida, mais impiedosa com essa gente.
Dona Terezinha Gaia como é conhecida, conta que teve que subir em 4 cadeiras para poder não ser levada pela água da chuva. A água invadiu a sua casa e a da seus vizinhos deixando-os indignados.
Nossa equipe, preparou uma reportagem com ela duas semanas a pós a chuva, porém tivemos que adiar a matéria. Como choveu forte novamente decidimos que essa seria a melhor hora.
"Eu me subi, em cima de quatro cadeiras para a água não me levar" - conta Dona Teresinha. Indignados os moradores escreveram uma carta, e procuraram a autoridades locais, que não deram respostas.
Área da casa de Dona Terzinha Gaia
Agora novamente essa sua foi atingida, ainda que com menos danos, porém nada foi feito.

A ultima tempestade ocorreu no dia 11 desse mês e deixou a cidade sem internet por vários dias, inclusive o números de visitas ao Blog chegou a ficar zerado por dois dias, fato inédito até então. Também houve falta de energia que se estendeu por grande parte da noite. (Afinal, choveu a energia vai embora).

A Valderedor Flor de Moraes, ficou parcialmente inundada, chegando a invadir algumas casas.
No dia 21 de janeiro caiu exatamente 66,3 milímetros de água na cidade em um intervalo de tempo muito curto, o que favoreceu a inundação.

Moradora mostra nível atingido pela água
em sua casa no dia 21 de janeiro

Nesse mês de março, ja choveu tanto que ultrapassamos a média história, que para esse mês é de 76 mm. Apenas na sexta feira, dia 11 caiu de uma só vez, em menos de meia hora, 21,9 milímetros de água.

ENTENDA POR QUE A VALDEREDO FICA INUNDADA

Moradores abrem passagem para a água - 11 de março

Historicamente e geograficamente a localização da rua Valderedo Flor de Morais, aliada ao mau planejamento urbano inflenciam as inundações nessa região. Para que ela inunda é necessário muita água em um curto intervalo de tempo. Por exemplo no dia 15 de março choveu em Inajá 62,3 milímetros porém não houve alagamento nessa rua, visto que a chuva foi intensa mas demorada.
Poucos dias depois do alagamento do dia 21 de janeiro, a galeria da rua estourou, e o problema só foi sanado quando os moradores decidiram se reunir e pagar o concerto do problema. Porém fica a dúvida, pra que pagamos impostos se as autoridades públicas não o usam para as nossas necessidades?

MÊS DE MARÇO BATE MÉDIA HISTÓRIA, AINDA SEM TER TERMINADO

Somente neste mês já choveu quase duas vezes mais que a média histórica para nossa cidade.
No total, faltando 11 dias para o fim do mês, já choveu 132,3 milímetros, enquanto a média para esse período é de apenas 76 mm. O dia que mais choveu foi 15 de março quando caiu 62,3 mm, quase o mesmo valor do esperado para todo mês.

Água invade as casas e estraga os móveis.
Com tanta chuva, a população pode temer o risco de enchentes, porém até o momento esse temor deve ficar longe, vendo que as chuvas se concentraram apenas na cidade de Inajá e são nas cidades que abastecem o Açude Eng. Franscisco Sabóia (Poço da Cruz).

AS AUTORIDADES PÚBLICAS AINDA NÃO SE MOBILIZARAM PARA RESOLVER O PROBLEMA

Passaram-se mais de 60 dias ente um alagamento e outro e as autoridades não se mobilizaram para tentar contornar o problema da rua. Os moradores reclamam da falta de ação. Além do desgaste físico, tem-se o desgaste emocional de ver sua casa sendo alagada e móveis sendo estragados, como a própria Teresinha Gaia disse sorrindo: "eu não posso fazer nada, o jeito é rir para não chorar".

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO ALAGAMENTO

3 comentários:

  1. vamos ver se as autoridades municipais se sensibilizam ( o que é dificil ) com essa situação , mais uma vez parabéns ao blog , como morador da rua só tenho a agradecer .

    ResponderExcluir
  2. Sou morador da rua. Segundo a Constituição (pelo menos teoricamente) todos têm direito ao saneamento e boa moradia- algo que não temos quando chove. Pois bem, se fosse uma tragedia como enchente ou coisa parecido a coisa seria diferente; mas (pelo amor de Deus) toda vez que ocerre uma Precipitação Pluviométrica a rua passa a ser rio Valderedo Flor de Morais onde as águas entram nas casas devastando tudo parecendo o dilúvio nos dias de Noé. Será tão dificil resolver o problema? Santo Deus as autoridades deveriam estudar mais Geografia para entender que a rua (ou rio tanto faz) não tem nenhum planejamento para dar vazão à água. Ufaaa... até que fim depois de irmos à justiça apareceu um engenheiro para tentar resolver esse problema, que como ja mencionado, segundo a constituição não deveria siquer existir. Saneamento básico direito de todos, privilégio de poucos. É isso.

    ResponderExcluir
  3. caro almeida existe ainda na constituição uma brecha bem grande que respalda os políticos trata-se,da cláusula da reserva do possível que possibilita ao poder constituinte realizar aquilo que é possível,me parece que este não é o caso falta conscientização política,saber votar,fiscalizar,denunciar,protestar,assim como os professores aí fizeram certo dia é uma semente é triste ver que inajá terra da minha mãe,demora tanto para evoluir,por conta de uma panelinha de corruptos que compram votos por migalhas,as migalhas são efêmeras,e o preço dessa troca tão desigual é isso que o sr. reclama hoje,a tarefa é difícil mais ela tem que prosseguir,obrigado que deus abençoe todos inajáenses de bom coração.

    ResponderExcluir